miércoles, 14 de abril de 2010

1ª PRUEBA COPA IBERICA 2010

GRANDE PRÉMIO VILA REAL SANTO ANTÓNIO

2010/03/11









GRANDE PRÉMIO VILA REAL SANTO ANTÓNIO
10 e 11 Abril 2010
O Campeonato de Jetski 2010 já começou!
Foi em Vila Real de Santo António com a Associação Naval do Guadiana a apadrinhar o começo nas competições nacionais de Jetski.
Num fim-de-semana com muito vento mas também com muito sol fez atrair muito público para assistir a emocionantes corridas com muitos despiques e várias mudanças de posições verdadeiramente emocionantes.
Com o início marcado para o dia de Sábado pelas 14 horas, deu-se também ao arranque da 2ª Copa Ibérica com vários pilotos Espanhóis em terras Algarvias.
A classe Ski Infantis e Ski Juvenis foram os primeiros a abrilhantar esta competição, com João Cardoso a vencer na classe Infantil, seguido de André Barbosa e Luís Fraga. Uma ressalva para estes dois últimos novos pilotos juvenis que iniciaram energicamente nesta competição. Mariana Pontes triunfou em Ski Juvenis vencendo numa grande luta com Henrique Rosa Gomes e com Avelino Pinto na terceira posição.
Na classe Ski Senhoras a Campeã em título, Stefania Balzer, não teve o melhor arranque na primeira manga devido a uma avaria, tendo mesmo assim vencido esta classe com duas vitórias consecutivas nas 2ª e 3ª mangas. Beatriz Curtinhal na soma das 3 mangas termina na segunda posição da geral e com Ana Pontes na terceira posição.
Na classe Ski Promoção a vitória foi para Miguel Jorge com o piloto de Espanha, Vicente Cano, na segunda posição e Vasco Brito a arrecadar a terceira posição.
Quem também venceu as três mangas sem nenhuma dúvida foi António Curtinhal, mas na classe Ski Veteranos, com António Gomes a surpreender e a levar a segunda posição deixando Adelino Matos no lugar mais baixo do pódio.
A grande novidade deste Campeonato Nacional 2010 vai para a novíssima classe Sport com as velhinhas Yamaha WaveBlaster I. José Barata, antigo piloto desta classe nos anos 90, reviveu e conseguiu levar com toda a sua sabedoria o primeiro lugar do pódio. José Manuel Anjos e Luis Fragoso também antigos pilotos ficaram nas segundas e terceiras posições respectivamente.
Depois de viver verdadeiras guerras em todas outras classes, agora nas classes Stock e Pro foram vividas guerras Titânicas entre Rui Sousa, Emanuele Balzer, Gonçalo Martins, Stefania Balzer e Tiago Sousa.
Na classe Stock o grande vencedor foi Emanuele Balzer, com Rui Sousa a sentir a sua máquina com problemas mecânicos nas 2ª e 3ª mangas. Gonçalo Martins terminou na terceira posição deixando Stefania Balzer na quarta posição.
Na classe Pro a história foi outra. Rui Sousa mesmo depois de uma má última manga devido a avaria ganhou, beneficiando de uma queda numa bóia de Emanuele Balzer, onde viu a sua moto retida tendo afundado por completo. Emanuele acabou na segunda posição enquanto Stefania Balzer arrecadou a terceira posição, Gonçalo Martins na quarta posição e Tiago Sousa ainda sem a sua moto 2010 na quinta posição.
Estes pilotos depois de avarias e quedas nunca baixaram os braços e lançaram-se à luta deixando todo o publico que assistiam às corridas muito empolgados.
No Freestyle o grande vencedor foi José Manuel Anjos com belíssimas manobras muito seguras, seguido de Paulo Nunes, que estava num dia “Não”, e com o estreante Lourenço Gallego na terceira posição.
No Endurance novos e antigos pilotos vieram dar guerra aos vencedores das mangas e a guerra esteve sempre acesa até à última volta. Augusto Fernandes, antigo campeão nacional desta classe não teve sorte no seu regresso devido a avaria quando liderava, enquanto André Sousa conseguiu andar perto dos 3 primeiros mas obteve um quarto lugar da geral. O piloto José Manuel Cruzado levou para Espanha o terceiro lugar enquanto António Cardoso deu luta até ao fim a Filipe Filipe alternando as classificações da primeira para a segunda manga. No geral Filipe Filipe venceu o Grande Prémio de Vila Real Santo António em Endurance nas classes Absoluta F1 e Stock Plus com os mesmos pontos que António Cardoso.
No que respeita à 2ª Copa Ibérica as classes eram Ski Pro F1, Ski F2, Ski F3 e Runabout F1.
Em Ski Pro F1, o vencedor foi Rui Sousa com Emanuele Balzer na segunda posição e Stefania Balzer na terceira posição.
Em Ski F2, com regulamentos da Real Federação Espanhola, o grande vencedor foi Gonçalo Martins com a piloto Beatriz Curtinhal na segunda posição e Ana Pontes na terceira.
Em Ski F3, aqui os pilotos Espanhóis dominaram com Vicente Cano a vencer, Jesus Garcia Aragon na segunda posição e o piloto da Madeira, Henrique Rosa Gomes, na terceira posição.
No que respeita a Runabout F1 o vencedor foi José Manuel Cruzado, com Filipa Filipe na segunda posição e António Cardoso na terceira posição.
A próxima etapa do Campeonato Nacional vai para terras de Oeiras com dia marcado para 23 de Maio na Praia de St. Amaro de Oeiras com muitas guerras prometidas.

No hay comentarios:

Publicar un comentario